ELOGIO FÚNEBRE DO CAMARADA PAULO TEIXEIRA JORGE, SECRETÁRIO DO BUREAU POLÍTICO PARA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

CUMPRIMOS HOJE O DOLOROSO DEVER DE ACOMPANHAR À SUA ÚLTIMA MORADA, AQUELE QUE EM VIDA FOI UM LUTADOR INCANSÁVEL PELA LIBERTAÇÃO NACIONAL E PELA AFIRMAÇÃO DE ANGOLA COMO PAÍS LIVRE, INDEPENDENTE, SOBERANO E RESPEITADO NO CONCERTO DAS NAÇÕES.

SÁBADO, 26 DE JUNHO, A NOTÍCIA DEIXOU-NOS CONSTERNADOS. MORREU VÍTIMA DE DOENÇA, O CAMARADA PAULO TEIXEIRA JORGE, MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO, SECRETÁRIO PARA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO MPLA E DEPUTADO À ASSEMBLEIA NACIONAL. 

CALOU-SE PARA SEMPRE A VOZ DE PAULO TEIXEIRA JORGE,  O MENINO DAS TERRAS DA ACÁCIA RUBRA, BENGUELA,  NASCIDO EM  15 DE MAIO DE 1929, TENDO MUITO CEDO ADERIDO À LUTA CONTRA O COLONIALISMO, FILIANDO-SE  DE UMA FORMA ABNEGADA NO MPLA ONDE MILITOU  ACTIVA E ININTERRUPTAMENTE POR MAIS DE 50 ANOS.

A PERDA É IRREPARÁVEL DEIXOU UM VAZIO, SE CONSIDERAMOS QUE A TÊMPERA E A ESTATURA DO CAMARADA PAULO JORGE, FORAM FORJADAS NA DUREZA E NAS GRANDES VICISSITUDES DA TRAJECTÓRIA DA LUTA QUE ABRAÇOU VOLUNTARIAMENTE, ABDICANDO DOS SEUS ESTUDOS EM ENGENHARIA QUÍMICA EM PORTUGAL.

JOVEM TALENTOSO, COM ELEVADO ESPÍRITO DE LIDERANÇA, ENTRE 1958 E 1962 EXERCEU, SUCESSIVAMENTE, OS CARGOS DE PRIMEIRO SECRETÁRIO, VICE-PRESIDENTE, PRESIDENTE DE DIRECÇÃO E PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL DA CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO, EM LISBOA, PORTUGAL.

SIMPATIZANTE DO ENTÃO MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO DE ANGOLA “MPLA” DESDE 1957, EM OUTUBRO DE 1962 EVADE-SE DE PORTUGAL E É ACOLHIDO EM PARIS PELO CAMARADA INOCÊNCIO CÂMARA PIRES, E  A PARTIR DAÍ PASSA A SER MILITANTE DO MOVIMENTO, INICIANDO ASSIM A SUA BRILHANTE CARREIRA  POLITICA  E  PARTIDÁRIA.

UM ENORME SENTIMENTO DE PESAR ENVOLVEU A SOCIEDADE ANGOLANA. INCRÉDULOS TODOS E RECUSAVAM-SE A ACREDITAR NO INFORTÚNIO QUE PRIVOU ANGOLA DE UM DOS SEUS MELHORES FILHOS, CUJA CONDUTA IRREPREENSÍVEL, CATAPULTOU-O PARA A GALERIA DOS VERDADEIROS PATRIOTAS.

CASADO E PAI DE 2 FILHOS, CLAUDIO JORGE E SABRINA JORGE, O CAMARADA PAULO JORGE ERA UMA PESSOA AFÁVEL, E FIEL AS SUAS CONCICÇÕES, DE TRATO FÁCIL, SEMPRE BEM DISPOSTO, DE QUEM ERA COMUM OUVIR-SE PIADAS DIVERSAS, DADO O SEU SENTIDO DE HUMOR. 

COMO HOMEM DE ESQUERDA, QUE SEMPRE FOI, MARCOU A SUA VIDA PELA DEDICAÇÃO PERMANENTE AO PRÓXIMO, RESPEITANDO AS CONVICÇÕES DE CADA UM, SENDO DELE A EXPRESSÃO “GRAÇAS A DEUS SOU ATEU”
POR ONDE PASSOU, O CAMARADA PAULO TEIXEIRA JORGE, SEMPRE GRANJEOU RESPEITO, ADMIRAÇÃO E AMIZADE E, POR ISSO MESMO,  DE TODOS OS SECTORES DA SOCIEDADE ANGOLANA VIERAM E CONTINUAM A CHEGAR MENSAGENS DE CONSTERNAÇÃO, DESTACANDO O NACIONALISTA, O PATRIOTA CONVICTO DAS CAUSAS NOBRES QUE DEFENDEU, O ILUSTRE CAMARADA, QUE  REPRESENTOU, COM MESTRIA E SABER,  O MPLA EM VÁRIOS PAÍSES, COM DESTAQUE PARA O EGIPTO, ARGÉLIA E CONGO E DESEMPENHOU COM BRIO AS FUNÇÕES DE RESPONSÁVEL DOS DEPARTAMENTOS DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA E DAS RELAÇÕES EXTERIORES,  DO ENTÃO MOVIMENTO, EM LUSAKA. 

DE NOTAR QUE O MALOGRADO EXERCEU TAMBÉM AS FUNÇÕES DE REPRESENTANTE DA CONCP (ORGANIZAÇÃO QUE AGRUPAVA O MPLA, O PAIGC, A FRELIMO E O MLSTP), NO SECRETARIADO EXECUTIVO DA OSPAAAL (ORGANIZAÇÃO DE SOLIDARIEDADE DOS POVOS DE ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA LATINA, EM CUBA.

NESTA HORA DE PROFUNDO SENTIMENTO DE DÔR QUE NOS EVADE E EM QUE NOS DESPEDIMOS DO CAMARADA, COLEGA E AMIGO PAULO JORGE É MISTER RESSALTAR IGUALMENTE O ESPIRITO MILITANTE E DE RESPONSAVEL COM QUE EXERCEU AS FUNÇÕES DE SECRETÁRIO PARA AS RELAÇÕES EXTERIORES DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E DE MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.

COM ELEVADO ESPÍRITO MILITANTE, O CAMARADA E AMIGO DE TODOS OS MOMENTOS QUE HOJE NOS DEIXA FOI UMINCANSAVEL E ABNEGADO LUTADOR PELA PAZ E DEMOCRACIA NO NOSSO PAÍS, TENDO AINDA DESEMPENHADO COM ZELO AS VÁRIAS MISSÕES QUE LHE FORAM INCUMBIDAS, O QUE LHE PERMITIU GRANJEAR O RESPEITO DOS SEUS CAMARADAS E DE TODOS QUE O ADMIRAVAM.
COMO COROLÁRIO, DA SUA TRAGECTÓRIA E DA SUA TOTAL ENTREGA NA LUTA PELA LIBERTAÇÃO DO POCO ANGOLANO DO JOGO COLONIAL PORTUGÊS NO 1º CONGRESSO ORDINÁRIO DO PARTIDO EM 1977, FOI ELEITO MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA –PARTIDO DO TRABALHO, TENDO EXERCIDO AS FUNÇÕES DE SECRETÁRIO PARA A COOPERAÇÃO.

DE 1980 A 1985 FOI ELEITO DEPUTADO À ASSEMBLEIA POPULAR PROVINCIAL DO BIÉ E DEPUTADO À ASSEMBLEIA DO POVO, TENDO EXERCIDO AS FUNÇÕES DE PRIMEIRO SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA DO POVO.

O CAMARADA PAULO JORGE NO PERÍODO DE 1986 A 1989, NO KWANZA NORTE, EXERCEU, CUMULATIVAMENTE, AS FUNÇÕES DE PRIMEIRO SECRETÁRIO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO, COMISSÁRIO PROVINCIAL, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA POPULAR PROVINCIAL E VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO MILITAR REGIONAL.

O SEU ALTO SENTIDO DE RESPONSABILIDADE LEVOU A QUE LHE FOSSE CONFIADA A TAREFA DE IGUALMENTE DIRIGIR O PARTIDO EM BENGUELA E A EXERCER AS FUNÇÕES DE GOVERNADOR PROVINCIAL, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA POPULAR PROVINCIAL E PRESIDENTE DO CONSELHO DE DEFESA DA ZONA MILITAR.   

COM A REALIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS ELEIÇÕES MULTIPARTIDÁRIAS EM ANGOLA, EM 1992, FOI ELEITO DEPUTADO À ASSEMBLEIA NACIONAL E REELEITO NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 2008.

O CAMARADA PAULO JORGE, EM MAIO DE 1994, FOI ELEITO MEMBRO DE BUREAU POLITICO DO PARTIDO. NO ANO SEGUINTE, ASSUMIU A FUNÇÃO DE SECRETÁRIO PARA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, CARGO QUE EXERCEU COM BRIO E EMPENHO ATÉ AO SEU PASSAMENTO FÍSICO.  

COM ESTE INFAUSTO ACONTECIMENTO, O MPLA E O POVO ANGOLANO PERDEM PARA SEMPRE UM MILITANTE ILUSTRE E UM FILHO DISTINTO, DE QUEM AINDA MUITO SE PODIA ESPERAR PARA A AFIRMAÇÃO DA ANGOLANIDADE, NESTE MOMENTO PARTICULAR DE UNIDADE, RECONCILIAÇÃO NACIONAL E AFIRMAÇÃO E FORTALECIMENTO DANOSSA JOVEM DEMOCRACIA.  

TORNOU-SE UM EXERCÍCIO DIFÍCIL RESUMIR NESTE MOMENTO DE GRANDE CONSTERNAÇÃO OS DADOS BIOGRÁFICOS DO CAMARADA PAULO JORGE, POIS A SUA TRAJECTÓRIA DE LUTA E PERFIL COMO NACIONALISTA, POLÍTICO,EXIMO DIPLOMATA E INSIGNE MILITANTE ESTÁ RECHEADA DE MOMENTOS TÃO SUBLIMES QUE ENGRANDECEM A HISTÓRIA DE ANGOLA, DE AFRICA E DO MUNDO.

O CAMARADA PAULO JORGE TEVE UMA INTERVENÇÃO ASSINALÁVEL NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DA NAMÍBIA, COM A ADOPÇÃO DA RESOLUÇÃO 435/78 DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, NA ADMISSÃO DA REPÚBLICA ÁRABE SAHARAUI DEMOCRÁTICA COMO MEMBRO DA OUA, NA DEFESA DA CAUSA NOBRE DO INTERNACIONALISMO E NA LUTA PELA LIBERDADE DOS POVOS AFRICANOS, PARTICULARMENTE A NÍVEL DA LINHA DA FRENTE.

O SEU CONTRIBUTO EM PROL DO POVO ANGOLANO E DE OUTROS POVOS DO MUNDO MERECEU RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, TENDO SIDO GALARDOADO COM AS MEDALHAS DA “LUTA CLANDESTINA”, “GUERRILHEIRO DO MPLA” E DOS “DOS 50 ANOS DO MPLA” E COM ALTAS CONDECORAÇÕES OUTORGADAS PELOS GOVERNOS DA REPÚBLICA POPULAR E DEMOCRÁTICA DA COREIA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DE CUBA, DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA E POPULAR DA ARGÉLIA E MUITO RECENTEMENTE DO REINO DA SUÉCIA E DA NAMÍBIA E A “ORDEM DA SOLIDARIEDADE”, OUTORGADA PELO CONSELHO DE ESTADO DA REPÚBLICA DE CUBA.

O CAMARADA PAULO JORGE, DESDE 1992 ERA PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE ANGOLA-CUBA.

A SUA INCANSÁVEL VONTADE DE TRABALHAR E DE SERVIR O SEU PARTIDO E A PÁTRIA, LEVARAM-NO A MANTER-SE ACTIVO, VENCENDO TODAS AS DIFICULDADES E CONTRARIEDADES DA VIDA MESMO ESTANDO CONSCIENTE DA SUA SAÚDE DE POR SI JÁ DEBILITADA.

COMO TESTEMUNHO, DESTA INQUEBRANTÁVEL VONTADE DE SERVIR O PAÍS, APONTAMOS A SUA PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DO CONSELHO DA INTE?NACIONAL SOCIALôSTA, REALIZADA NOS RECÉM PASSADOS DIAS 21 E 22 DE JUNHO, NA SEDE DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, EM NOVA YORQUE.

ERA ESTE CAMARADA PAULO JORGE QUE CONHECÍAMOS E ACOMPANHAVAMOS E COM QUEM TIVEMOS O GRATO PRAZER DE CONVIVER E PARTILHAR OS BONS E OS MAUS MOMENTOS DOS ÚLTIMOS ANOS DA NOSSA HISTÓRIA RECENTE.

CAMARADA  E AMIGO PAULO JORGE

OS TEUS COLEGAS DE PARTIDO, DA ASSEMBLEIA NACIONAL E TODOS AQUELES AEUS AMIGOS COM OS QUAIS CONVIVESTES  PARA QUE HOJE OS ANGOLANOS FOSSEM OS DONOS DO SEU PRÓPRIO DESTINO, ESTÃO AQUI E PROMETEM QUE O TEU EXEMPLO DE MILITÂNCIA, DEDICAÇÃO, ABNEGAÇÃO E AMOR À PÁTRIA E AO NOSSO POVO SERVIRÁ DE INCENTIVO ÀS (NOVAS GERAÇÕES), PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS NOBRES IDEAIS QUE SEMPRE PARTILHAMOS, NA CONVICÇÃO DE QUE ELE SERÁ RECONHECIDO E SEGUIDO TAMBÉM PELAS NOVAS GERAÇÕES.
À FAMÍLIA ENLUTADA, COM REALCE PARA A ESPOSA E OS FILHOS, A DIRECÇÃO DO NOSSO GLORIOSO PARTIDO  REITERA OS SEUS MAIS PROFUNDOS SENTIMENTOS DE PROFUNDO PESAR.

NESTE MOMENTO DE CONSTERNAÇÃO E LUTO, O BUREAU POLÍTICO, EM NOME DE TODOS OS MILITANTES, SIMPATIZANTES E AMIGOS DO MPLA, RENDE SENTIDA HOMENAGEM E INCLINA-SE PERANTE A MEMÓRIA DO CAMARADA DE TODOS OS MOMENTO, DO CIDADÃO EXEMPLAR E DO PATRIOTA SEM LIMITES, CUJO PERFIL E FIDELIDADE AO PARTIDO E AO POVO ANGOLANO, LHE CONFEREM O DIREITO DE FIGURAR NOS ANAIS DA HISTÓRIA  DE ANGOLA.

CAMARADA PAULO TEIXEIRA JORGE: PRESENTE

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

LUANDA, 1 DE  JULHO  DE 2010

O BUREAU POLÍTICO

Comments