Luanda – O Centro de Conferências de Belas, em Luanda, acolhe a partir desta terça-feira o primeiro Colóquio Internacional sobre a história do MPLA, no âmbito das comemorações do seu 55º aniversário, a assinalar-se no dia 10 de Dezembro.
Segundo o porta-voz do evento, Artur Júlio, o mesmo visa enaltecer a trajectória histórica do MPLA, dando relevo ao seu papel na conquista da independência, preservação da soberania, integridade territorial de Angola, democratização da sociedade e no restabelecimento da paz.
A decorrer até quinta-feira, sob o lema central “MPLA – 55 anos por Angola e pelos angolanos", o colóquio vai reunir antigos combatentes, políticos, jovens, intelectuais e estudiosos, para uma reflexão construtiva, na perspectiva da preservação da paz, da unidade e da reconciliação nacional.
O encontro, que contará com a participação de mil e 500 convidados, entre nacionais e estrangeiros, visa igualmente enriquecer o conhecimento dos angolanos sobre a importância do estudo e da divulgação da história do MPLA, reforçando o espírito de amor à pátria para assumpção de valores sócio-culturais intrínsecos.
“O papel do MPLA e da Frelimo na libertação da África Austral”, “O MPLA -Movimento no período da luta de libertação nacional”, “O contributo do governo cubano para a conquista da independência de Angola e para a soberania do Estado angolano”, “O MPLA no período da democracia multipartidária e da conquista da paz”, “JMPLA – Um encontro com o passado, presente e o futuro”, são os temas agendados.
No quadro das actividades alusivas aos 55 anos da fundação do MPLA, a direcção do partido deu início sábado, 3, o processo de outorga das medalhas “10 de Dezembro”, “17 de Setembro”, “Deolinda Rodrigues”, Hoji Ya Henda” e “Militante de Vanguarda”, a militantes de ambos os sexos pelo trabalho efectuado em prol do partido e do país.
O processo será extensivo aos comités provinciais do MPLA que, até 10 de Dezembro, data da celebração dos 55 anos da fundação do partido, deverão realizar cerimónias de condecoração aos militantes das estruturas intermédias e de base da organização tidos como exemplares.
Comments
Post a Comment