Eleições 2012: Deputados estiveram presente às Sétimas Jornadas Parlamentares do MPLA no Huambo

Deputados estiveram presente às Sétimas Jornadas Parlamentares do MPLA no Huambo

Os indicadores do crescimento socioeconómico da província do Huambo (planalto central) permitem prognosticar uma ascensão dos índices de desenvolvimento humano.
Ao discursar na última sexta-feira (15) no primeiro dia das 7ªs Jornadas Parlamentares do MPLA, o governador provincial, camarada Fernando Faustino Muteka, declarou que, no âmbito do programa “Água para todos”, concebido pelo Executivo angolano, foram implementados, com sucesso, 531 projectos, criando impacto directo em 133 mil e 900 beneficiários, estando ainda em curso 16 outros.
No sector da Energia, Faustino Muteka referiu-se à construção da central eléctrica do Gove, à implantação de linhas de transporte, subestações eléctricas e a reabilitação da rede de média e baixa tensões das cidades do Huambo e da Caála.
O governador abordou o processo de municipalização dos serviços de saúde e afirmou que a rede sanitária conheceu uma relativa evolução, pela construção de mais de 18 centros de saúde, elevando para 74 o número de centros em 2012. Foram ainda recuperadas 55 unidades sanitárias e construídas 15 residências, para apoiar os técnicos do ramo, pelo que sector conta com 11 hospitais municipais de referência.
No sector da Educação, Faustino Muteka falou de uma “evolução considerável” em termos de infra-estruturas. Adiantou que o número de salas passou de mil e 227 salas de aulas em 2008, para dois mil e 967 em 2012, um incremento na ordem de 141,8 por cento.
Em relação ao programa de Habitação, o governador informou que a província foi contemplada com mil e 600 casas, distribuídas por oito municípios, além de 12 mil em fase de construção, nos municípios do Huambo, do Bailundo e da Caála.
No capítulo de produção alimentar, onde a agricultura tem particular predominância, está em curso o projecto de correcção dos solos, com vista à recuperação dos níveis de fertilidade, com consequente aumento da produção, quer como alimento, quer como matéria-prima.
Sobre o emprego, o governador admitiu que o actual quadro não é satisfatório, uma vez que a procura sobrepõe-se à oferta.
“Este ano, foram contabilizados 649 novos postos de trabalho, dos quais 70 no quadro do programa de empreendedorismo, em curso no país”, realçou.

Via | Angop

Comments