Efeméride 2012: Moxico alberga acto central do 50º aniversário da fundação da JMPLA

Luena – Mais de duzentos e 50 membros da organização juvenil do MPLA (JMPLA), provenientes das distintas províncias do país, se encontram na cidade de Luena (Moxico) para participar, sexta-feira, no acto central do 50º aniversário da instituição.
O acto central contará com intervenções de membros do Bureau Político do MPLA, do Secretariado Nacional da JMPLA, bem como das estruturas locais do partido e da organização.
A segunda secretária nacional da JMPLA, Emília Carlota Dias, representará o primeiro secretário Sérgio Luther Rescova Joaquim, no certame, que abrangerá manifestações culturais de delegados das províncias.
Para saudar a efeméride, que decorre sob o slogan “JMPLA – dedicada ao trabalho e ao reforço da formação patriótica”, um vasto programa de actividades políticas, recreativas, desportivas e culturais está a ser implementado a nível nacional.
Em declarações à imprensa no Moxico, o secretário para Alfabetização e Ensino da JMPLA, Paiva Cambundi, afirmou que os 50 anos da JMPLA são de muita maturidade, respeito e esperança.
Por isso, disse haver uma euforia dos jovens na preparação do acto central, que agregará também membros da organização juvenil do MPLA das estruturas municipais do Moxico.
Explicou que o certame envolverá um festival multidisciplinar, onde estarão jovens representantes de todas as províncias do país, para demonstrarem aquilo que têm, em termos de cultura e recreação.
Na noite de sexta-feira haverá a gala da juventude, uma oportunidade de confraternização entre os jovens, acrescentou o secretário.
A delegação do secretariado nacional da JMPLA no evento é encabeçada pela sua segunda secretária, Emília Carlota Dias, e congrega os secretários para Organização e Mobilização e para Administração e Finanças, respectivamente Francisco Boaventura Chitapa e Jorge Mingueis, entre outros responsáveis.
A JMPLA foi fundada em 1962, durante a primeira Guerra de Libertação Nacional, traduzindo-se no viveiro do MPLA.
Forjada na luta, desde cedo, a JMPLA foi uma força dinâmica que mobilizou os jovens para a luta e assumiu para si a educação moral e política dos jovens na guerrilha.
Durante a primeira Guerra de libertação Nacional, a JMPLA conheceu uma importante dinâmica no período em que o Presidente José Eduardo dos Santos havia assumido as funções de vice-presidente da organização juvenil.
Por decisão do partido, em 1976, a JMPLA transformou-se de organizaçã de massas para organismo juvenil do Partido. De lá para cá realizou uma conferência nacional, em Outubro de 1978, e cinco congressos nos anos de 1981, 1987, 1991, 1998 e em 2002.
Hoje estruturada e implantada em todo o país, continua a trabalhar para a difusão dos ideais do MPLA, da Paz e da Reconciliação Nacional.
A organização tem como patrono o comandante Hoji Ya Henda, antigo chefe militar máximo dos guerrilheiros do MPLA que morreu heroicamente em combate no Quartel de Karipande, no dia 14 de Abril de 1968, aos 26 anos.

Comments